[IMPORTANTE] - Esclarecimento sobre os Reports.

25/11/2012 16:24

Boa tarde.

Nós da Equipe de GameMasters criamos há alguns meses um tópico para fazer esclarecimentos sobre os Reports no jogo e agora estamos recriando com todas as informações atualizadas e melhor organizado.
Abaixo serão colocadas diversas categorias de reports e em cada uma delas terá uma explicação detalhada.

Block Respawn

Esse tipo de report é o mais comum, mas também pode ser um dos mais complicados. É essencial deixar claro que a forma com que o jogador reporta poderá determinar a qualidade do seu atendimento.
Ao abrir um report sobre block respawn o jogador deve ser claro e específico, ou seja, deve dizer em poucas palavras o que está ocorrendo no local e nunca se esquecendo de citar o nome do jogador que está cometendo a irregularidade.

Existem várias maneiras de bloquear um respawn, são elas:
- Subir ou descer uma escada o tempo todo sem aguardar o tempo correto.
- Andar no local sem esperar.
- Permanecer parado em local que bloqueie.
- Aguardar o cooldown (CD) do pokémon ou o efeito da poção no meio do respawn.
- Aguardar respawn em local onde nascem outros pokémon de acordo com sua prioridade.
- Usar a habilidade Headbutt em meio a um local que bloqueie o respawn de outros pokémon.
- Pescar em locais onde há respawn de outros pokémon.

Estando isso claro, entende-se que um jogador quando for reportar alguém por block respawn deve ser específico com o seu report para que o GM possa analisar de forma objetiva se existe ou não alguma irregularidade.

Hipoteticamente falando, se eu precisasse reportar um jogador que está bloqueando meu respawn em alguma dessas possibilidades eu reportaria o seguinte: "Jogador1 está bloqueando respawn subindo e descendo a escada o tempo todo". Ou seja, eu especifiquei a forma de block para que o GM atente-se a verificar exatamente isso.

Vale ressaltar que empurrar um jogador com a intenção de fazê-lo bloquear respawn caracteriza-se violação de acordo com o Art. 1.o. 
Assim como alegar que um jogador está lhe empurrando para onde bloqueia e este não estiver, caracteriza-se false report.
Obs: Nós GM's temos um sistema para verificar essa irregularidade e não há nenhuma possibilidade de erro.

Instabilidade nos Servidores

Antes de iniciar com qualquer comentário a respeito deste assunto pedimos para que todos leiam as primeiras regras do jogo no site oficial:https://www.pokexgames.com/index.php?page=rules

Como está previsto em regra, a Equipe não garante a funcionalidade do sistema e nem que não haverá nenhuma perda por parte do jogador. Sempre que perceberam instabilidade dos servidores todos devem guardar seus itens em local seguro para que não hajam perdas irrecuperáveis.

É de extrema importância que os jogadores compreendam que quando algum servidor estiver instável a Equipe imediatamente fará tudo o que puder para estabilizá-lo o mais rápido possível e que quando estiver tudo estável nós damos o prazo de 48 horas úteis para fazer a devolução da experiência e/ou bless. Essa devolução sempre é feita com um intervalo de tempo maior do que realmente ocorreu a instabilidade para que ninguém saia prejudicado. 
Isto posto, não é necessário que o jogador abra um report perguntando ao GM quando sua experiência será devolvida, já que tal atitude apenas irá aumentar o trabalho da nossa Equipe no atendimento dos reports.

Em alguns casos jogadores abrem um report para falar que o servidor está instável, sem antes verificar sua internet ou consultar outros amigos. É importante saber que quando há instabilidade em um servidor todos os jogadores ficam com lag, não apenas um ou outro, o lag sempre será geral quando a instabilidade ocorrer em nossos servidores, caso contrário será a internet do jogador.

Quando há reclamação de lag o GM envia tais informações à administração do jogo que verifica o estado dos servidores e responde ao GM se há ou não instabilidade.

Bugs

Um bug é uma falha que você pode encontrar enquanto está jogando e dependendo do tipo de bug ele deve ser reportado de maneira diferente. Alguns bugs só poderão ser resolvidos por meio de Ticket, outros o próprio GameMaster pode repassar ao responsável para correção, lembrando-se sempre que em nenhum caso terá prazo para resolução.

Sempre que você encontrar um bug ou estiver em dúvida sobre um, sinta-se livre para abrir um report e relatar o caso com detalhes ao GameMaster, este lhe dirá se há bug e a maneira como deve reportar. Entretanto, pedimos encarecidamente a compreensão dos jogadores quando falarmos que não existe bug, muitos acabam insistindo erroneamente. Um típico exemplo disso são os jogadores que possuem dificuldades com certas quests e por não conseguirem fazer ficam reportando alegando bug.

Catch System

Desde a reformulação do sistema nós temos recebido diariamente grande quantidade de report reclamando desse novo sistema, sendo que esses reports são todos considerados false report e mesmo assim nós os respondemos e tentamos fazer com que os jogadores entendam que não há nada errado.
Daremos uma explicação sobre a funcionalidade desse sistema a fim de fazer cessar todos esses falses reports, que acabam prejudicando o nosso atendimento em outros.

A nova reformulação no sistema de captura tem por objetivo diminuir o prejuízo dos jogadores que estiverem tentando capturar um determinado pokémon. Ou seja, de acordo com a quantidade de dinheiro que você gasta o sistema aumenta um pouco a sua chance de capturar o pokémon, mas não significa que você irá capturá-lo ao atingir certo número de balls ou o preço dele no NPC. 
É bom frisar, o sistema aumenta a rate do pokémon para ajudá-lo a capturar um pouco mais fácil, mas não significa que você irá capturá-lo.

É normal qualquer número de ball gasta em um pokémon, se você gastar o dobro do preço de um pokémon no NPC significa apenas que não está com sorte, da mesma forma que para lucrar só depende da sua sorte. Você pode a qualquer momento capturar um pokémon com 1 ultra ball ou com 1000.

Além do que já foi dito, é bom deixar claro o que foi dito pelo Deadpool, existem pokémon que são considerados raros e não entram nesse sistema, assim como os Shinies. Em outras palavras, para esses pokémon o sistema continua antigo, não há nenhum aumento da rate e a chance será sempre a mesma, tudo dependerá somente da sua sorte.
Adiantando qualquer dúvida, essa lista de pokémon raros nunca foi divulgada e não sabemos se um dia será, cabe a cada jogador de acordo com seu conhecimento saber se tal pokémon pode ou não ser considerado raro.

Duelos nas arenas

Somente os jogadores que estão duelando podem reportar alguém por estar atrapalhando duelo, já que somente eles são os interessados nisso. Nós entendemos que muitos gostam de ver os duelos e não pedimos para que fiquem sem assistir, apenas queremos que fiquem no local correto para que o duelo possa fluir da maneira que deve.

Melhor do que apenas falar, fizemos uma ilustração demonstrando onde todos devem ficar para assistir um duelo. A linha vermelha representa a posição em que os jogadores poderão ficar.


Estarão atrapalhando um duelo os jogadores que:
- Empurrarem quem estiver duelando.
- Deixarem seu pokémon no meio da arena.
- Usarem de qualquer artifício para influenciar no duelo.
- Iniciarem um duelo enquanto outro já estiver ocorrendo.
- Ficarem no meio da arena, ou seja, fora do local que foi ilustrado na foto acima.

Banimentos

Não é necessário falar muito a respeito desse assunto, apenas explicar ao jogador que uma vez banido, a única forma de recorrer é criando um Ticket na seção de 'Problemas na Conta' no site oficial do jogo. Um GM não tem poder para remover um banimento, nem mesmo o que ele próprio tenha dado, somente as pessoas que respondem os Tickets podem fazer isso. 
Vale ressaltar que a criação de tópico no forum para reclamar de um banimento não surtirá efeito algum, pois não é por meio do forum que algo será analisado. Jogadores que não forem doadores não poderão recorrer ao seu banimento.
O tempo e motivo do banimento devem ser consultados no site oficial, fazendo o login na conta e selecionando a opção Ban Time.

Quest & Spoil

Spoil.
O termo Spoil vem do inglês "to spoil" e está relacionado com estragar. O termo é normalmente usado para se referir à alguém que dá informações estragando a surpresa, como por exemplo, dizer o final de um filme que a pessoa ainda não viu.
Porém o conceito que nos interessa no jogo é o seguinte: Dar a um jogador toda e qualquer informação com a intenção de facilitar seu jogo.

Isto posto, deixamos claro que nenhum GameMaster tem o dever esclarecer dúvidas que o próprio jogador pode descobrir ou pedir para algum amigo ensinar. Recomendamos que utilizem o Game-Chat.

Quests.
Será dado suporte ao jogador quando constatado bug na Quest, caso contrário será dito que ele deve descobrir ou perguntar para outra pessoa. Se a resposta do report for negativa, por favor, compreenda e tente descobrir como fazer. O GameMaster possui um vasto conhecimento sobre o jogo e sabe o que está falando.
A insistência em reportar um problema que não existe poderá acarretar em banimento, isso é considerado False Report.

Ticket

Importantíssimo esclarecer que os GM's não respondem Tickets, nem mesmo possuem acesso a eles. Logo qualquer report pedindo para que o Ticket seja respondido rapidamente não mudará absolutamente nada. O que nós podemos fazer é instruir o jogador caso haja alguma dúvida.

Art. 1.x.3. Tickets fechados não poderão ser reabertos. Ticket relacionados a conta de terceiros não terão resposta. Se o usuário já teve a resposta (positiva ou não), reabrir o ticket poderá acarretar em banimento da conta (prazo mínimo 7 dias à suspensão da conta), o mesmo ocorrera com tickets que violarem as regras.

Art. 1.x.4. Quando o ticket for relacionado a bugs a situação é repassada ao programador e colocada numa lista de correção, não há prazo para ser resolvido (se puder ser resolvido). O número maximo de "Char" por conta é 20, mais que isso a conta poderá ser perdida por bug. Denúncias são investigadas na ordem de gravidade, não terão resposta da punição imposta ao infrator. Tickets contestando BANIMENTO somente terão resposta se o ban for revisto (retirado), se a equipe decidir que o BAN continua o ticket não terá resposta. Ticket e email não são "chats", reabrir assuntos e/ou tickets encerrados acarretará banimento.

Art. 1.x.5. Imagens para auxiliar o ticket deverão ser hospedadas na Internet, o ticket deverá conter a descrição da situação e o link da imagem. Tickets de contestações ou solicitações devem ser criados em até 48 horas após o evento que deu causa.

False Report

Considerar-se-á falso todo aquele report em que o jogador estiver:
- reportando erroneamente quanto a infringência de alguma regra ou bug.
- buscando esclarecer dúvidas que sejam relacionadas a spoil.
- mentindo quanto as suas condições. Leia-se, tentando ganhar teleport porque a VIP supostamente acabou.
- tentando punir outrem por meio de mensagem fake.
- reportando para perguntar qual é o GM online.
- tentando obter vantagem de qualquer natureza.
- reclamando sobre algum fato. Lembre-se, qualquer problema com um GM crie um Ticket.
- perguntando sobre o sistema de Catch ou falando que já gastou determinado número de balls em tal pokémon.

Sugestões

Sugestões sobre o jogo só poderão ser analisadas caso o jogador crie um tópico aqui no forum, a opinião de um GameMaster quanto a sugestão não mudará absolutamente nada em sua chance de ser aprovada pela Equipe. As pessoas responsáveis por decidirem o que pode ou não ser alterado no jogo fazem parte da Equipe de Desenvolvimento, já os GM's fazem parte da Equipe de Suporte, que também é dividida entre quem responde Ticket e Report.
Isto posto, pedimos encarecidamente que não enviem sugestões via report. Nós entendemos completamente que o jogador queira receber a opinião do GameMaster ou que sua sugestão seja aprovada, mas não somos nós quem decidimos isso e caso algum de nós queira dar seu parecer faremos isso aqui no forum mesmo.

Shutdown

Em algumas ocasiões podem ocorrer um Shutdown, ou seja, o servidor pode ser reiniciado e isso acontece pelos seguintes motivos:
- Shutdown diário. - Ocorre todos os dias às 6h40 no horário de brasília.
- Shutdown de emergência. - O próprio nome já diz sua razão.
- Shutdown em período de instabilidade. - Entende-se que o servidor pode ser reiniciado para estabilizar ou até mesmo acaba caindo.
- Shutdown programado para manutenção ou atualização. - Algumas atualizações podem ocorrer durante qualquer horário do dia ou até mesmo manutenção de rotina, mas nesses casos o shutdown tem aviso prévio.

São os efeitos do shutdown:
• Todas as Tasks diárias são obrigatoriamente reiniciadas. Caso o jogador não tenha terminado ele não poderá mais terminar e não há absolutamente nada que possa ser feito. Portanto, por favor, pedimos para que compreendam tais situações e não abram reports reclamando sobre isso, não adiantará absolutamente nada e apenas irá causar mais problemas para nós.
• Quem estava em Danger Room e não conseguiu terminar a tempo, contará como se tivesse morrido, o jogador só poderá voltar a fazer após esperar 24 horas. Também é causa irreversível, cabe ao jogador compreender a situação.

Atualizações

Sempre que há uma atualização no jogo a Equipe divulga todas as informações pelo Facebook, Forum ou Twitter. Portanto, não é necessário que o jogador fique abrindo report perguntando ao GameMaster o que está mudando ou o que irá mudar, basta que ele consulte nos locais citados. 
Na ausência de informação nesses locais o jogador pode perguntar ao GameMaster o que mudou sem problema algum.

Considerações finais

Gostaríamos de pedir que não façam uso de palavras de baixo calão via report, assim como também é desnecessário o uso de letras maiúsculas. Além de tudo, o respeito deve ser mútuo, ambas as partes podem e devem exigir isso. 
Desejamos a todos um bom jogo e agradecemos a leitura desse tópico que pode até ser um pouco cansativa, mas de extrema importância.
Obrigado.

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